
Auriculoterapia
A Auriculoterapia, também conhecida como Acupuntura Auricular e constitui uma parte importante da Medicina Tradicional Chinesa, oficializada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma terapia de microssistema.
Segundo a auriculoterapia, o corpo humano pode ser representado na orelha, no formato de um feto, e, por isso, cada ponto se refere a um órgão específico. Assim, quando esse ponto é estimulado, é possível tratar problemas ou aliviar sintomas nesse mesmo órgão.

É uma terapia que consiste na estimulação de pontos específicos da orelha para aliviar dores ou tratar diversos problemas físicos e psicológicos, como: A ansiedade, enxaqueca, obesidade, depressão, insônia, etc.
Estudos realizados em laboratórios de neurofisiologia descobriram que cada ponto da orelha é uma terminação nervosa que, uma vez estimulado, faz com que esses estímulos nervosos sejam conduzidos até o tronco cerebral e depois ao córtex cerebral, na área correspondente ao órgão ou função estimulada. Do cérebro são então enviadas mensagens neuro-hormonais para equilibrar as funções dos órgãos correspondentes.
A estimulação dos pontos específicos da orelha para aliviar dores ou tratar diversos problemas físicos ou psicológicos, como ansiedade, enxaqueca, obesidade ou contraturas, por exemplo.
Além disso, a auriculoterapia ajuda a diagnosticar e a prevenir algumas doenças através da observação dos pontos específicos da orelha que se encontram alterados.
Como funciona o tratamento com a auriculoterapia
Antes de se iniciar o tratamento com auriculoterapia é muito importante fazermos uma avaliação para identificar os principais sintomas e tentar entender quais os órgãos afetados.
O tratamento auricular pode ser realizado com agulhas, sementes de mostarda ou esferas metálicas. E o número de sessões varia muito, de acordo com o problema de cada paciente.
Indicações da Auriculoterapia
As principais indicações da Auriculoterapia são:
- Quadros de dor em geral (travamento de coluna, tendinites, bursites, etc), enxaquecas, zumbidos, atrozes, tensão pré-menstrual, stresse físico e mental, ansiedade, depressão, fobias, sintomas da menopausa, constipação intestinal, alergias respiratórias (rinite, sinusite), acne, asma, esclerose em placas (múltipla), tabagismo e obesidade.
- Problemas reumáticos, respiratórios, cardíacos, urinários, digestivos, hormonais, como obesidade, anorexia ou doenças da tireoide, por exemplo, e psicológicos, como ansiedade ou depressão.
Além disso, a auriculoterapia também pode ser utilizada para tratar a hipertensão, vertigens ou palpitações, por exemplo.
Auriculoterapia para emagrecer
A auriculoterapia pode ser usada para emagrecer, pois certos pontos específicos da orelha responsáveis pelo intestino, estômago, retenção de líquidos, ansiedade, stresse, sono ou vontade de comer, por exemplo, são estimulados de forma que o organismo atue na perda de peso.
É importante que, aliada à auriculoterapia, também se faça uma dieta para emagrecer indicada por um nutricionista, de preferência, e pratique exercício físico regularmente.

É interessante observar que os pontos de aurículo na orelha representam a figura de um feto de cabeça para baixo como se estivesse no útero materno, seguindo seus órgãos e pontos correspondentes. Uma analogia fantástica para refletirmos sobre como o nosso corpo é inteligente e conectado.
Ao abrirmos a nossa percepção, conseguimos nos conectar mais com o nosso corpo e receber inúmeros benefícios através das terapias alternativas.
Agende já a sua sessão, neste momento é realizada ON-LINE ou na sua residência na zona da grande Lisboa e Setúbal, ou outra a combinar e acordar,
Preços sob consulta,
Pagamento por: MB WAY ou PayPal
Reserva Online
Reserve a sua sessão com tempo. Confirmaremos a sua reserva via e-mail.